Desvendando linguagens

Essas são duas formas de linguagem que me envolvem e me apaixonam. Em outubro de 2019, logo após ter terminado o mestrado pela Universidade de Salamanca, decidi por em prática e exercitar este dom. Sem embargo, buscava um meio mais chamativo, uma forma que pudesse dar vazão a toda minha criatividade e um veículo que aportasse tudo isso.

Comecei então, mui timidamente, com o celular apoiado em qualquer copo, qualquer tronco, com frases pequenas ou fragmentos de escritos antigos e muitas, mas muitas, ideias para colocar em prática. Às vezes não tinha nem um dos dois, daí começava a trabalhar numa foto e o texto acontecia. Ou não tinha ideia de que tipo de foto podia tirar e então me deparava com algumas imagens interessantes.

Pata tudo isso realizei muitas pesquisas. Procurava fotógrafos com propostas parecidas, escritores intimistas. Durante este ano, li todos os volumes de “Em Busca do Tempo Perdido” de Marcel Proust, que virou uma referência em várias dos posts. Também busquei muitas referências em Dante, na mitologia grega e claro, como não podia faltar, na psicologia (até fiz cursos de curta duração para compreender melhor e mais profundamente tudo o que estava escrevendo).

No final de todo este exercício, copilei todas as 415 fotos, com os 415 textos também traduzidos para o espanhol e para o inglês e os transformei em um livro publicado pela Kindle da Amazon (Através do Celular).

Mas não apenas se trata de um exercício mas do caminho trilhado e da aprendizagem que vai se formando. Se tratam dos interesses que vão se sedimentando e consolidando em minha formação. Se trata de desvendar as linguagens que se fala e que se sente a flor da pele e só podem ser expressadas através da poesia e da fotografia – cada uma com sua peculiaridade, suas técnicas e suas dificuldades. Se trata, enfim, de desvendar o inefável.

Clique Aqui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s